sábado, 29 de janeiro de 2011

História da Subaru (1º parte)

Antes de falarmos da Subaru (スバル) é necessário contarmos a história da Fuji Heavy Industries Ltd. (富士重工業株式会社) ou FHI, um conglomerado industrial que atua em diversos segmentos como indústria automotiva, aeroespacial, equipamentos de limpeza, motores de uso geral, aerogeradores eólicos etc.

A Origem

A FHI teve início com a fabricante de aviões Nakajima Aircraft Company (中島飛行機) fundada por Chikuhei Nakajima (中島知久平) em 1917.
Chikuhei Nakajima
Nakajima (1884-1949) nasceu na prefeitura de Gunma e se graduou na escola naval com a reputação de ser um homem excepcionalmente brilhante. Durante sua passagem pela universidade naval ele se dedicou ao estudo da aviação e mais tarde passou a residir na França de onde supervisionava as aquisições de aeronaves feitas pelo império japonês. Com o início da 1º Guerra Mundial Nakajima regressa ao Japão preocupado com o atraso da industria aérea japonesa e o emprego bélico dos aviões.
Assim, após se aposentar da marinha japonesa, Nakajima funda um laboratório de pesquisa aérea que logo se torna umas das maiores fabricantes da aviões do Japão. Nakajima foi responsável pela produção de 26 mil aeronaves entre 1918 e 1945, o equivalente a cerca de 28% da produção japonesa, ficando atrás apenas da poderosa Mitsubishi.
Torpedeiros B5N2 "Kate" sobrevoando a Yamato
Com a derrota japonesa na 2º Guerra Mundial a empresa de Nakajima fecha oficialmente suas portas e é renomeada como Fuji Sangyo Co. Ltd, passando a atuar em diversos segmentos da indústria, mas mantendo a família de Nakajima no comando.
Em virtude de uma lei de ajustamento de crédito promulgada em 1950 a Fuji Sangyo se viu forçada a dividir-se em 12 companhias independentes, e foi somente em 15 de julho de 1953 que cinco destas companhias: Tokyo Fuji Sangyo, Fuji Jidosha Kogyo, Fuji Kogyo, Omiya Fuji Kogyo e Utsunomiya Sharyo foram novamente reunidas formando assim a Fuji Heavy Industries Limited. A sede da empresa foi registrada no bairro de Shinjuku em Tóquio e Kenji Kita foi nomeado o primeiro presidente.
O primeiro Subaru
  
O primeiro protótipo de um automóvel criado pela FHI o P-1 foi finalizado em 1954. Kenji Kita queria um nome japonês para batizar seu carro e por isso escolheu o nome Subaru, um nome cheio de significado.
P-1 Subaru 1500
Subaru é o nome em japonês para o agrupamento estrelar Plêiades, um grupo de estrelas de espectro predominantemente azul situada na constelação de Touro, visível durante o inverno no hemisfério norte e no versão no hemisfério sul. Este grupo de estrelas é conhecida a muito tempo pelo homem sendo citado em diferentes culturas e obras como a Bíblia e a Odisséia.
Plêiades
O logo da Subaru, que foi adotado por toda a FHI em 2003, possui seis estrelas sendo cinco delas de menor tamanho, representando as cinco companhias que se uniram para formar o grupo.
Antiga logomarca da Subaru
Apesar do Subaru 1500 (nome oficial do P-1) ter sido o primeiro carro fabricado pela FHI ele não passou de um protótipo e somente 20 unidades foram fabricadas. Cabendo então ao pequeno Subaru 360 anunciado em 3 de março de 1958 a honra de ser o primeiro veículo de série da Subaru (nome escolhido para a divisão automobilística da FHI).
Mais detalhes do Subaru 360 na 2º parte.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário lá no blog, que legal este espaço aqui dedicado a Subaru ! Grandes carros, quase comprei um este ano...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois é, somente agora descobri este espaço dedicado á HFI, fabricante do SUBARU,
    Sou fã incondicional desse carro. Este ano, 2012, vou adquirir o meu sonho de consumo. Uma vez em minhas mãos, nao vou vendê-lo. Uma obra de arte não se vende. Admira-se. Estou aguardando os novos modelos lançados este ano - 2012 - no Salão de Nova Iorque. Eles devem chegar ao Brasil por volta de setembro / outubro. Espero que o mercado esteja favorável e que o preço não traia o meu bolso. Estou poupando pra isso.
    Abraços à todos!
    Obs- E, agora, espero mais informações sobre os novos modelos 2013.
    Obrigado
    Ladislau Cardoso
    ladislaucardoso29@ymail.com

    ResponderExcluir